Cortes ETC

Aqui você encontra no detalhe as informações de alguns cortes que irão te ajudar a escolher certo e garantir uma experiência gastronômica inesquecível. Você já sabe: ACERTOU NA CARNE! ACERTOU NO CHURRASCO!


PICANHA

Ela é a estrela dos churrascos brasileiros, e não à toa. Graças à capa de gordura e ótimo marmoreio ela alcança as 5 estrelas em maciez, sabor e suculência picanha é macia, suculenta e saborosa. O corte famoso é retirado da parte traseira do boi, próxima à alcatra, na famosa terceira veia, evitando que tenha parte de coxão duro na peça.

T-BONE

Essa carne típica da cozinha dos Estados Unidos, deve ser temperada com sal fino, pimenta-do-reino e alho triturado. O T-Bone combina o melhor de dois cortes já muito conhecidos: contrafilé e filé mignon. Seu nome é uma referência clara ao osso robusto em formato de T, que divide ambas peças. Por ser uma união de duas carnes tão saborosas, sua qualidade é excepcional, sendo muito suculenta.

SHORT RIB

A parte nobre da costela dianteira que acompanha o miolo do acém, recebe o nome de Short Rib, mas também é conhecida popularmente como costela premium. Essa carne reúne alta maciez e suculência, típicas de cortes próximos ao osso, e também do acém. O prato tem origem nos churrascos norte-americanos, e deve ser feito ao estilo mais clássico: apenas no sal grosso.

PRIME RIB

O Prime Rib é um corte de carnes especiais feito entre a sexta e a décima segunda vértebra bovina, conservando um grande osso. Por ser um corte preciso, a peça é o suprassumo da porção principal da parte superior da costela, e guarda sabor irresistível com farta gordura.

BIFE ANCHO

O Bife Ancho, também conhecido como entrecorte ou filé de costela, parte de onde é retirado, é uma carne nobre espetacularmente macia e suculenta. Suas fibras pequenas e gordura lateral mantém essas qualidades na carne, que tem tamanho generoso. O corte é tradicional da Argentina e é venerado no país como parte de sua culinária mais expressiva.

BIFE DE CHORIZO

O Bife de Chorizo é uma carne altamente macia e com sabor concentrado, retirada do meio da parte traseira do contrafilé. A peça em si não possui tanto marmoreio, gordura distribuída pela carne, porém, é rica em gordura lateral, que contribui para deixá-la muito suculenta. Esse corte é uma tradição argentina, e tem esse nome porque se parece com carnes preparadas com linguiça chouriço.

POTERHOUSE

O Porterhouse é um bife extraído da parte traseira do lombo curto, e se parece com o T-Bone, que também é retirado da mesma peça, porém mais à frente. Esse corte especial tem no mínimo 32mm e reúne o filé mignon, o contrafilé o a alcatra. Essas características o fazem ser extremamente macio e valorizado. O preparo desse corte demanda pouco tempo de grelha e recebe sal antes e depois de pronto.

TOMAHAWK

É muito famoso nas próprias steakhouses americanas. O tomahawk é uma carne nobre e fácil de identificar devido a seu visual magnífico e único. Trata-se de um corte grande que chama a atenção por causa de seu osso de cerca de 30 cm. É um corte extraído do dianteiro do boi, entre a sexta e décima costela, considerada como a parte mais macia do lombo bovino.

FLAT IRON

O Flat Iron está localizado na parte dianteira do boi, trata-se do segundo corte bovino mais macio. O flat iron tem um sabor acentuado e fica ainda melhor quando servido do ponto para mal passado. Uma sugestão é servi-lo acompanhado de chimichurri. O corte Flat Iron provém de um processo cuidadoso que envolve a seleção da matéria-prima desde a fazenda e sua transformação em peças perfeitas, garantindo uma experiência inigualável de carne na brasa.

ASSADO DE TIRA

O assado de tira é uma carne proveniente das costelas dianteiras do boi, que são serradas em tiras, com os ossos na transversal. Saboroso e suculento, é perfeito para churrascos pois tem um preparo rápido e fácil. O corte do Assado de Tira provém de um processo cuidadoso que envolve a seleção da matéria-prima desde a fazenda e sua transformação em peças perfeitas, garantindo uma experiência inigualável de carne na brasa.